A imprensa tem chamado a Ducati 999 a melhor de sempre duplos cilindros do motor (Motorcycle News, a principal revista europeia de motocicletas). Uma espiada sob a capota mostra quanto é avançada esta motocicleta e o desenho e centra-se no ginete ergonomia, tornando mais simples manutenção da redução global de complexidade e, acima de tudo, oferecendo alto desempenho.
A versão padrão de 999 bombas de 140 cv a 9750 rpm e em 11,1 kgm (80,3 lb-ft) de torque a 8000 rpm com uma suavidade que faz andar enorme prazer. O motor Testastretta no 999 tem um pistão acidente vascular cerebral de 63,5 mm e um furo de 100 mm; os tempos reduzidos limites máximos pistão velocidade rpm permitindo aumento da confiabilidade e melhora global. Um exclusivo sistema de bomba de óleo alimentar, construído na Córsega baixa sump cárter garante maior fluxo de petróleo, mesmo durante a viragem extrema e difícil aceleração dos cantos.
Sobre a suspensão é totalmente ajustável: o Tin-tratados 43 milímetros de cabeça para baixo Showa garfo trabalha em conjunto com o amortecedor traseiro Showa, giro sobre a liga de alumínio traseiro swingarm - derivada da Fábrica 999, vencedor do World Superbike Championship 2004.