Honda anuncia construção de fábrica para produção de baterias de lítio. Blue Energy, uma joint venture da marca com a companhia GS Yuasa, será responsável pela fabricação e venda do produto para veículos híbridos
Tecnologia, inovação e respeito ao meio ambiente são alguns dos princípios que movem a Honda pelo mundo. Recentemente, a empresa anunciou a construção da Blue Energy, uma joint venture com a companhia japonesa GS Yuasa Corporation (especializada na fabricação de baterias automotivas), que será responsável pela produção de baterias de lítio para veículos híbridos.
A planta será construída em Fukuchiyama, província de Kyoto, no Japão. Com 16 mil m2 e investimento inicial de aproximadamente R$ 550 milhões, o local será destinado para pesquisas, bem como a produção das baterias. O início das atividades está programado para o segundo semestre de 2010.
A bateria será fabricada a partir do próximo ano e integrará o Honda Insight. Primeiro híbrido comercializado na indústria automotiva, o modelo é um marco no desenvolvimento de tecnologias que não agridem o meio ambiente.
Sua segunda versão, que foi apresentada no final de 2008, chega para transformar o veículo no modelo mais acessível da categoria. Para atingir tal objetivo, a empresa conseguiu a redução de custos em alguns componentes do sistema híbrido IMA (Integrated Motor Assist -- Motor de Assistência Integrado), que utiliza como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro elétrico.