Depois de uma vasta pesquisa finalmente encontrei vantagens e desvantagens das motocicletas on/off road, a Honda Bros 150cc vs Yamaha XTZ 125cc, apesar da diferença das cilidradas o desepenho das motos no barro é praticamente o mesmo, qual é a melhor? Essa resposta vai depender de você.
As mudanças visuais
Os modelos atuais das duas motocicletas são uma evolução da primeira geração, a XTZ adotou um visual mais agressivo em relação ao seu modelo antecessor, alterando basicamente o farol/carenagem do farol, as setas e gráficos. A Bros por sua vez teve o visual renovado, alterando-se assim o farol/carenagem do farol, paralamas, abas laterais e o bagageiro.
As mudanças do motor
A motorização em ambos os modelos foram alterados para atender à legislação ambiental (PROMOT3), a Bros recebeu uma avançada injeção eletrônica de combustível PGM-FI, a qual permite um controle maior da emissão de poluentes e menor perda de potência. A XTZ recebeu nova carburação Mikuni à vácuo com sensor eletrônico de posição do acelerador e novo CDI, também com finalidade de redução de emissão de poluentes e maior economia de combustível.
Ambos os modelos receberam novo escapamento com catalisador.
Carenagem frontal e bloco óptico
A carenagem do frontal da Bros foi renovada, agora forma um conjunto com o paralamas dianteiro e atendeu à um pedido antigo dos consumidores ao adicionar um bloco óptico com maior poder de iluminação. As linhas do design da carenagem foram alteradas, o bloco óptico agora possui um formato mais agressivo.
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A Yamaha renovou a carenagem frontal da XTZ, com linhas mais arrojadas e agressivas, o bloco óptico recebeu nova iluminação mais forte. O bloco óptico segue o design do farol das motocicletas off road de competição da Yamaha. Em questão de visual, a carenagem do farol influênciou muito no modelo 2009, pois foi a grande mudança que ocorreu no visual. |
Assento / Banco
O assento de ambas as motocicletas manteve-se como sempre, preservando suas características principais. Bros: assento ergonômico propiciando maior conforto em longos trajetos, porém tem a desvantagem em percursos off-road. XTZ: assento mais estreito, ideal para a prática de off-road porém leva desvantagem em longos percursos na estrada. |
Luz de advertência / Setas
| As setas são importantes, podem salvar o motociclista de um acidente. Em ambos os modelos atendem bem aos requisitos de segurança mas receberam atenção diferenciada: Bros: a Honda manteve as setas do modelo antigo, quadradas e apoiadas em suporte de metal. XTZ: a Yamaha adotou uma mudança nas suas setas, agora equipa grande parte de seus modelos com a mesma seta, e utilizou o modelo da Lander para equipar a XTZ 125. Trata-se de uma seta oval com grande resistência e apoio de borrada flexível. Em seu modelo XTZ X, as setas receberam um tom tunning, setas brancas com lâmpadas de brilho amarelo.
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Motor
| XTZ O propulsor é um monocilíndrico quatro tempos de 125 cc, refrigerado a ar, que desenvolve 10,9 cv a 7.500 RPM e 1,11 kgf.m a 6.000 RPM de torque. Agora o torque máximo é atingido com 500 RPM a menos que em seu modelo 2008. O motor recebeu novo carburador à vácuo com controle de posição eletrônica do acelerador e novo CDI. Estas mudanças fazem da XTZ mais econômica e menos poluente em seu modelo 2009. |
Bros Seu motor OHC (Over Head Camshaft), de 149,2 cm3, 4 tempos, monocilíndrico, oferece ótimo rendimento em baixas e médias rotações, gerando potência máxima de 13,8 cv a 8.000 rpm e torque de 1,39 kgf.m a 6.000 rpm. O motor recebeu injeção eletrônica de combustível PGM-FI, o que torna a Honda Bros mais econômica e menos poluente em seu modelo 2009. Ainda não se sabe o quanto será adicionado de economia, mas é esperado uma diminuição do consumo. |
Painel de instrumentos
XTZ O painel da XTZ manteve o tradicional painel alterando o grafismo do mesmo, outra alteração foi a inserção de uma luz de advertência do sistema eletrônico de alimentação e ignição do CDI-DC. Possui velocímetro e hodômetro parcial e total, luz indicadora de ponto morto, farol alto e setas. | |
Bros O painel da Honda Bros foi totalmente modificado, recebeu novo desenho em conjunto e luz de advertência da injeção eletrônica. A grande novidade do painel da Bros 2009 foi a inserção do medidor de combustível, importante instrumento. Possui velocímetro e hodômetro parcial e total, luz indicadora de ponto morto, farol alto e setas. |
Punhos de comando
Ambas mantiveram os mesmos punhos dos modelos anteriores, seguem as fotos.
Bros | XTZ |
Bros | XTZ |
BROS |
XTZ |
Ficha técnica
Ítem | XTZ | BROS |
Cilindradas | 125cc | 150cc |
Potência | 10,9CV a 7.500 RPM | 13,8 cv a 8.000 rpm |
Torque | 1,11 kgf.m a 6.000 RPM | 1,39 kgf.m a 6.000 rpm |
Peso | 104 Kg | 115,6 kg |
CV/KG | 0,105 cv/kg | 0,119 cv/kg |
Alimentação | Carburador | Injeção Eletrônica PGM-FI |
Freio Dianteiro/Traseiro | Disco / Tambor | Disco / Tambor |
Pneu Dianteiro | 80/90 - 21 48T | 90/90 - 19 M/C 52P |
Pneu Traseiro | 110/80 - 18 58T | 110/90 - 17 M/C 60P |
Rodas Diant. /Tras. | 21 polegadas / 18 pol. | 19 pol. / 17 pol. |
Curso Suspensão Dianteira | 180 mm | 180 mm |
Curso Suspensão Traseira | 180 mm | 150 mm |
Preço Tab. Fipe XTZ 2009 / Bros 2008 | R$ 7.647,00 | R$ 9.023,00 |
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