Muitos dizem que o óleo da moto é como se fosse o sangue dela, e por isso devemos cuidar dele muito bem. Mas ao contrario do que muitos acreditam, trocar óleo a cada 1000 Km é besteira, um desperdício na verdade monetário e ambiental. Hoje em dia com toda essa preocupação ambiental o que antigamente era “pão durismo” é considerado consciência ecológica, mas voltando ao assunto. A não ser que o manual da moto peça, afinal algumas motos como cg 125 que não possuem filtros de óleo substituíveis e sim um interno que deve ser limpo de tempos em tempos.
O segredo é seguir o que diz o manual de sua moto, algumas a troca deve ser feita a cada 5000 Km outras a cada 3000 Km, e sempre utilizar óleo do padrão especificado pelo manual. Óleo assim como muitas coisas tem prazo de validade, mesmo que a quilometragem não tenha sido atingida, a cada 6 meses o óleo deve ser substituído e se possuir filtro de óleo intercambiar uma troca sim uma não para a troca do mesmo . Outra coisa que não deve ser feita é utilizar óleo de carros em moto. Isso ocorre porque óleo de automóveis tem aditivos para diminuir o atrito das partes móveis do motor, e como a maior parte das motocicletas têm embreagem banhada a óleo, o mesmo faz com que a embreagem patine e não funcione corretamente.
Como sempre o manual de sua moto explicara como deve ser feita a troca, caso queira se arriscar. Alem disso trará informações importantes quanto à quilometragem, nível e tipo de óleo a ser utilizado. O óleo deve ser depositado em local apropriado para não agredir ao meio ambiente, normalmente postos de gasolina fazem coleta de óleo. No mais é cuidar para que o “sangue” das nossas companheiras esteja sempre em dia para não danificar o “coração” de nossas maquinas.