Cientidas da universidade de Liverpool desenvolveram um sistema capaz de queimar a mistura ar e combustível através de um laser, substituindo assim a tradicional vela de ignição. O sistema está sendo testado atualmente em motores no laboratório.
A grande vantagem da utilização do laser é a possibilidade de dividir o raio em vários feixes, permitindo que a combustão ocorra em múltiplos pontos, o que melhora a chance da queima total do combustível, além de ser mais eficiente quando o motor está frio.
Como se não bastasse, o reflexo do laser poderá ser utilizado para fornecer informações sobre a queima, dando a central a possibilidade de ajustar a mistura para além de abrir possibilidade da utilização de combustíveis alternativos.
O sistema ainda está em fase de testes, mas a expectativa é de que em dois anos experiências com automóveis sejam realizadas. Certamente esta tecnologia também será adaptada para motos, já que não há problemas quanto ao tamanho reduzido do motor.
Sponsored
A grande vantagem da utilização do laser é a possibilidade de dividir o raio em vários feixes, permitindo que a combustão ocorra em múltiplos pontos, o que melhora a chance da queima total do combustível, além de ser mais eficiente quando o motor está frio.
Como se não bastasse, o reflexo do laser poderá ser utilizado para fornecer informações sobre a queima, dando a central a possibilidade de ajustar a mistura para além de abrir possibilidade da utilização de combustíveis alternativos.
O sistema ainda está em fase de testes, mas a expectativa é de que em dois anos experiências com automóveis sejam realizadas. Certamente esta tecnologia também será adaptada para motos, já que não há problemas quanto ao tamanho reduzido do motor.